19 de janeiro de 2011

ENCHENTE DE HIPOCRISIA

Não é de hoje que podemos constatar que, no Brasil, a catástrofe e a hipocrisia andam de mãos dadas. Uma semana após a tragédia no Rio de Janeioro e eu ainda estou impressionado como o brasileiro só faz as coisas por pressão. Só rende, evolui e produz por pressão! O que eu estou vendo de pessoas “engomadinhas” querendo doar para aparecer ou simplesmente para dizer que acertou as contas com o cara lá de cima não caberiam nas linhas propostas para protesto silencioso.


Vejam bem, esse desastre foi algo indiscutivelmente triste e que precisa da reflexão de todos. Mas essa tragédia só fez milhares de pessoas ficarem iguais a outros milhares espalhados por esse Brasil a fora. Será que precisa acontecer algo de proporções tão grandes para o brasileiro abrir os olhos para enxergar e as mãos para estender à pessoa ao lado que clama por socorro?


No desastre que aconteceu em Santa Catarina no ano de 2008, por exemplo, a Defesa Civil calculou que foram doados aos flagelados pela chuva 4,3 milhões de quilos de alimentos, 2,5 milhões de litros de água, brinquedos, materiais de limpeza e de uso pessoal e um milhão de quilos em roupas e sapatos! Dinheiro? 33 milhões de reais! (pelo menos)


Já no caso do Rio de Janeiro, não está sendo diferente, a comoção também é enorme, e ricos e pobres doam seu tempo, seu dinheiro e seu suor para as vítimas das cidades atingidas pela chuva. O que eu acho disso? A hipocrisia escancarada e assumida! Claro que o que ocorreu em Santa Catarina e no Rio de Janeiro merece todo o apoio do nosso povo, mas são em horas assim que fico pensando: onde estava toda essa gente solidária antes disso, e aonde vai estar depois?



RJ: Cerca de 25 mil desabrigados e desalojados. 513 desaparecidos, mais de 800 ÓBITOS e o número não pára de crescer.



BRASIL: MILHÕES de desabrigados, desalojados, desaparecidos, mendigos e miseráveis morrendo todos os dias!



Conclusão Moral:
Ajude o Rio de Janeiro! Mas também ajude a Bahia, Ceará, São Paulo, Piauí..................

Um comentário:

Tocaio disse...

Hipocrisia eh saber que se mora em area de risco e quando um evento natural devasta o local, colocar a culpa somente no "governo"!
O q aconteceu no rio foi culpa do excesso de chuva! Aconteceria em qualquer lugar montanhoso, com ou sem povoamento! Nao se tem soluçao aplicavel a esta situaçao, ou se tira todo mundo q mora em montanhas no pais inteiro ou nivela as montanhas!
O Brasil tem q aprende a conviver com eventos naturais q aconteceriam com ou sem a presença humana!