18 de outubro de 2010

NATURALMENTE CRIANÇA...

Quem acha que ser criança é fácil, está mais do que certo. Difícil é entender a simplicidade de como uma criança leva a vida. Elas são capazes de mudar de ideia em questão de segundos e após isso, defender essa ideia com unhas e dentes. Ser criança é acima de tudo, ser contraditório. Mas elas não se importam com isso.

Toda criança é artista. Uma folha em branco ou a parede do escritório viram facilmente uma tela de pintura. Assim como o sofá da sala de estar ou a estante da cozinha passam a ser ótimos locais para se fazer acrobacias. A criatividade delas é insuperável. São capazes de transformar qualquer coisa em brinquedo e qualquer animal de estimação em melhor amigo.

Orgulho não é uma palavra que faz parte do dicionário infantil. Crianças não sentem rancor. Elas brigam e perdoam ao mesmo tempo. E para perdoarem, basta ganhar de presente o brinquedo favorito que já se tornam os seres mais felizes do planeta. Mas se quebrar o brinquedo, ficam completamente de mal com a vida, mesmo que só por alguns instantes.

Para a criança, chorar é uma forma de ser notado e sorrir uma maneira de se tornar o centro das atenções. Ou seja, as duas ações refletem quase o mesmo sentimento. Lembre-se que da mesma forma que é fácil fazer uma criança derramar lágrimas também é moleza arrancar gargalhadas e fazê-la chorar de tanto rir.

Ser criança é ser imortal. Mesmo que por alguns momentos. É ignorar o perigo e subir nas árvores mais altas sem sentir um pingo de medo. Mas ficar apavorado com o armário escuro e com o que possa ter de baixo da cama. As crianças acham de verdade que são poderosas como um super herói. Mas só quando os pais estão por perto.

Elas são culpadas e inocentes ao mesmo tempo, conforme a situação. Elas mentem melhor do que ninguém. E são honestas até nas horas mais embaraçosas. No mundo das crianças não existe diferenças e muito menos preconceitos. Felizmente, elas não sabem julgar. Isso é apenas uma das coisas negativas que se aprende com o amadurecimento.

Quem dera se os adultos prestassem atenção nos detalhes como uma criança faz. Elas só dão valor para aquilo que merece ser visto, ignorando tudo o que é irrelevante. Elas valorizar cada gesto e cada arrepio. Não têm arrependimentos e nem peso na consciência.

Saborear a vida como se saboreia um sorvete de chocolate. Assim é a interpretação de uma criança sobre como viver. Só existe um único fator ruim de ser criança: querer ser adulto, para não ter que dar satisfações a ninguém e ser dono do próprio nariz. Mal sabem elas que é o adulto quem vive nostalgicamente querendo voltar a ser criança..!


*CRÔNICA PUBLICADA NO JORNAL ALÔ BRASÍLIA NO DIA DAS CRIANÇAS DO ANO DE 2010!

Nenhum comentário: